Deputados conservadores organizaram uma manifestação contra o governo nesta segunda-feira (9) no plenário da Câmara, na abertura do ano legislativo, em sessão no Congresso Nacional. Os parlamentares usaram um boné com a frase “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026” e gritaram “nem picanha, nem café”, com a carne embalada nas mãos.
Após a abertura da sessão pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), a oposição passou a gritar:
“Lula, cadê você? O povo está querendo o que comer”.
Em resposta, do lado esquerdo do plenário, a base do governo também puxou um coro:
“Sem anistia”.
A ideia da distribuição dos bonés foi do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). No sábado, dia de eleição dos presidentes das Casas, ministros de Lula e parlamentares governistas usavam bonés com a frase: “O Brasil é dos brasileiros”.
O movimento acontece dois dias depois de parlamentares petistas e ministros do presidente Lula irem ao Congresso Nacional com um boné escrito “O Brasil é dos brasileiros”, na eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado.
A ideia foi do novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, e do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A peça foi vista como uma provocação ao boné usado por aliados do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com os dizeres “Make America Great Again”.
- Vereador do PT se entrega à polícia após atropelar mulher e fugir
- Dólar fecha em R$ 5,81 com 11ª queda consecutiva após acordo EUA-México