Um avião da Azul precisou abortar decolagem em cima da hora após problemas na medição de velocidade e altitude, na noite da última segunda-feira (10/2), no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.
Um dos passageiros, Heitor Spirandelli, contou ao Metrópoles que o piloto iniciou o procedimento de decolagem e, quando já estava bem rápido, começou a frear “como se estivesse uma criança atravessando a pista”.
“Foi uma, quatro, cinco bombadas no freio. O avião fez aquele barulhão.”
Heitor relatou que, após o ocorrido, o comandante manobrou a aeronave para fora da pista do aeroporto e informou a entrada de alguns paramédicos, já que, segundo o depoimento, o susto da situação fez uma senhora passar mal.
Posteriormente, uma equipe de técnicos foi acionada e adentrou a cabine de comando da aeronave. Após o diagnóstico dos profissionais, o piloto disse aos passageiros que se tratava de uma falha no aparelho que indicava a altitude e a velocidade da aeronave.
Após cerca de uma hora, o problema foi resolvido, e o voo seguiu para o seu destino final, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
“Ele [piloto] estava cumprindo com os trâmites burocráticos de informação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o erro no sistema, mas que o equipamento já tinha voltado a funcionar e que tinha recebido autorização para seguir. Ele falou que ia fazer de tudo para minimizar o atraso.”
O atraso foi inevitável, mas, segundo o depoimento de Heitor, os passageiros receberam cerveja de graça.
Em nota, a administração do aeroporto de Viracopos afirmou que não comenta sobre ocorrências envolvendo aeronaves, mas afirmou que o local funcionou normalmente no momento do ocorrido.
Já a companhia aérea Azul também foi questionada e alegou não ter registros de qualquer ocorrência e que o voo teria saído no horário planejado.