Silvio Almeida comenta sobre acusações de assédio

O ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida utilizou suas redes sociais para falar sobre as acusações de assédio sexual que resultaram em sua demissão do governo Lula, em setembro de 2023. No manifesto publicado neste sábado, 15, ele destacou que não busca compaixão ou uma segunda chance, mas, sim, justiça.

“Eu estou vivo, continuo indignado e não quero compaixão nem ‘segunda chance’”, escreveu o ex-ministro. “Eu quero justiça.”

Almeida declarou que tentaram apagar sua história e transformá-lo em um monstro, o que não reflete, segundo ele próprio, sua trajetória como professor respeitado, advogado diligente e figura pública. As acusações foram inicialmente recebidas pela organização Me Too Brasil e referem-se a uma série de episódios de assédio que teria ocorrido em 2023.


Como consequência, duas investigações estão em aberto: uma pelo Ministério Público do Trabalho e outra pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Polícia Federal (PF). O ministro André Mendonça é o relator do caso no STF, e a investigação está sob segredo de Justiça.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está entre as pessoas que alegam terem sido vítimas do ex-ministro. Ela confirmou as acusações em depoimento à PF, afirmando que as abordagens inadequadas por parte de Almeida começaram no fim de 2022, quando ambos integraram o grupo de transição de governo nomeado pelo então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, antes de sua posse.

A defesa de Silvio Almeida

Silvio Almeida nega veementemente todas as alegações, classificando-as como “ilações absurdas”. O objetivo seria, de acordo com ele, prejudicá-lo, apagar suas lutas e sua história, além de obstruir seu futuro.

Em sua postagem, que marcou a volta ás redes sociais, ele anunciou a intenção de retomar atividades públicas, mencionando o relançamento de seu canal no YouTube e a publicação de uma edição revisada e ampliada de seu livro Racismo Estrutural. Ele também planeja lançar outros quatro livros.

Silvio Almeida afirmou ter confiança no potencial do Brasil e no povo brasileiro. Ele reforçou sua determinação em continuar a atuação como advogado e figura pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x