O Papa Francisco teve uma noite tranquila, segundo informou o Vaticano nesta segunda-feira (24). Apesar disso, seu estado de saúde continua crítico.
O pontífice está internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral, e segue recebendo cuidados médicos intensivos.
De acordo com o comunicado oficial, “a noite transcorreu bem. O Papa dormiu e está descansando”.
No boletim médico divulgado no domingo à tarde, foi informado que Francisco não sofreu novas crises respiratórias, como a registrada no sábado. No entanto, ele continua recebendo oxigênio por meio de cânulas nasais.
Durante o dia, foram administradas ao pontífice duas unidades de concentrado de glóbulos vermelhos, o que ajudou a melhorar seus níveis de hemoglobina. Além disso, a trombocitopenia — baixa quantidade de plaquetas no sangue — detectada no sábado permanece estável.
O Vaticano também informou que exames indicaram um leve quadro de insuficiência renal inicial, que está sob controle no momento. Apesar da gravidade da situação, o Papa segue consciente e bem orientado, segundo fontes médicas.
No entanto, devido à complexidade do quadro clínico, o prognóstico permanece reservado, já que ainda é necessário observar a resposta do pontífice às terapias em andamento. Um novo boletim será divulgado à tarde para atualizar informações sobre sua evolução.
Novo boletim médico atualiza estado de saúde do Papa Francisco
