O ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics, está internada desde sexta-feira (21) no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, na China. A petista apresenta pressão alta, tontura e vômitos, conforme informações divulgadas pelo Painel, da Folha de S. Paulo. Por conta de seu estado de saúde, Dilma cancelou sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do Brics, que ocorrerá em Cape Town, na África do Sul.
Dilma assumiu a presidência do Banco dos Brics em abril de 2023, cargo que é ocupado de forma rotativa entre os países membros. O mandato do Brasil à frente da instituição vai até julho de 2025. A organização é composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos membros, como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Em 2024, o governo brasileiro, por meio de negociações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder russo Vladimir Putin, conseguiu uma exceção para que Dilma continue no cargo de presidente do Banco dos Brics por mais cinco anos. A partir de julho, Dilma deve se reportar diretamente a Putin, conforme o acordo firmado.
Dilma Rousseff é Internada em Xangai; entenda
