Papa Francisco envia mensagem de áudio a fiéis em oração por sua saúde

O Vaticano divulgou uma mensagem de áudio do Papa Francisco, gravada nesta quinta-feira, no início do Rosário que está sendo celebrado todas as noites às 20h00, desde segunda-feira, 24 de fevereiro, na Praça de São Pedro, para orar pela saúde do pontífice, informou a imprensa local.

“Agradeço de todo coração as orações que estão fazendo pela minha saúde na Praça, estou com vocês daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado”, disse Francisco em uma breve mensagem.

Os fiéis ouviram a voz do jesuíta argentino de 88 anos, que está hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli de Roma, devido a uma bronquite que evoluiu para uma dupla pneumonia.

Desde então, ele não fez nenhuma aparição pública e não foram divulgadas imagens suas. Em uma mensagem escrita no domingo, durante o Angelus, o “Santo Padre” agradeceu aos fiéis pelas orações.

Ao completar 21 dias desde sua hospitalização, o estado de saúde do Papa se manteve “estável” nesta quinta-feira, sem novas crises respiratórias, informou o Vaticano.

“As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis em relação aos dias anteriores”, informou o boletim médico, enviado todas as noites desde a hospitalização.

Como sinal de progresso enquanto o pontífice continua seu tratamento, os médicos disseram que não emitiriam outro boletim médico até sábado, “considerando a estabilidade do quadro clínico”.

O líder de 1,4 bilhão de católicos no mundo “também não apresentou episódios de insuficiência respiratória” nem febre, de acordo com o último boletim, que destaca, no entanto, que “os médicos ainda mantêm o prognóstico reservado”.

O Papa passou o dia alternando entre repouso, oração e algum trabalho, além de fisioterapia respiratória e motora, acrescentou o Vaticano.

Os episódios respiratórios de segunda-feira haviam obrigado Francisco a usar ventilação mecânica não invasiva, que consiste em colocar uma máscara sobre o rosto para ajudar a impulsionar o ar para os pulmões.

Atualmente, o Papa recebe ventilação apenas durante a noite, informou o Vaticano. Durante o dia, ele recebe oxigênio por meio de um pequeno tubo colocado sob o nariz.

O tom das atualizações do Vaticano tem sido mais otimista nos últimos dias, após o que foi descrito como dois episódios de “insuficiência respiratória aguda” na segunda-feira.

O Papa tem sofrido diversos problemas de saúde nos últimos dois anos e é propenso a infecções pulmonares, pois, quando jovem, teve pleurisia e teve parte de um pulmão removido.

A pneumonia dupla é uma infecção grave em ambos os pulmões, que pode causar inflamação e cicatrizes, dificultando a respiração.

Esta hospitalização, a quarta e mais longa desde 2021, gera preocupação devido aos problemas de saúde prévios que enfraqueceram a saúde de Jorge Bergoglio nos últimos anos: operações no cólon e no abdômen, e dificuldades para caminhar.

Isso também reabriu as questões sobre sua capacidade de desempenhar suas funções como sumo pontífice.



Francisco, que recentemente descartou a ideia de renunciar ao cargo, como fez seu predecessor Bento XVI em 2013, se ausentou na quarta-feira da principal missa de imposição de cinzas, que marca o início da Quaresma.

Esse rito iniciou a contagem regressiva de 40 dias até a Páscoa, a festa mais importante do calendário católico. Por enquanto, não se sabe se o pontífice permanecerá internado até lá.

https://x.com/vaticannews_pt/status/1897744998386303253?t=GW06ITOKp4K9KM2jlMlFkQ&s=19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x