O bilionário Elon Musk intensificou suas críticas contra o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, nesta terça-feira, chamando-o de “idiota” e “burro como um tijolo”. A disputa escalonou após Navarro sugerir, na segunda-feira, durante o programa “Squawk Box” da CNBC, que o chefe da Tesla não era um “fabricante de carros”, mas sim um “montador de carros”, referindo-se à importação de baterias e outros componentes-chave pela empresa para a fabricação de seus veículos elétricos.
“Navarro é verdadeiramente um idiota. O que ele diz aqui é demonstradamente falso”, escreveu Musk no X (antigo Twitter), acrescentando em uma postagem subsequente: “A Tesla tem os carros mais fabricados nos EUA. Navarro é mais burro que um tijolo.”
“Por qualquer definição, a Tesla é a fabricante de automóveis mais verticalmente integrada da América, com a maior porcentagem de conteúdo dos EUA”, continuou Musk. “Navarro deveria perguntar ao especialista falso que ele inventou, Ron Vara.”
Em sua crítica a Navarro, Musk citou um estudo da Cars.com de 338 carros em 2023, que concluiu que a Tesla tinha quatro dos cinco carros mais fabricados nos EUA. No entanto, esse estudo contou o Canadá como parte dos EUA. Musk também chamou Navarro de “Peter Re—d-o”.
No fim de semana, Musk já havia atacado Navarro, aparentemente irritado com a série de tarifas anunciadas pelo presidente Trump na semana passada, nas quais Navarro desempenhou um papel fundamental. Musk criticou no sábado que a educação de Navarro em Harvard – ele possui mestrado e doutorado pela universidade da Ivy League – “é uma coisa ruim, não uma coisa boa”, levando o assessor comercial a acusar o homem mais rico do mundo de tentar proteger seus próprios interesses.
“Elon, quando ele está em sua ‘DOGE lane’, é ótimo, mas entendemos o que está acontecendo aqui. Elon vende carros. Ele está simplesmente protegendo seus próprios interesses”, disse Navarro ao programa “Sunday Morning Futures” do Fox News Channel. “Não há atrito aqui. Olha, Elon, ele tem o X, ele tem um grande microfone. Não nos importamos que ele diga o que quiser. Mas o povo americano precisa entender que entendemos do que se trata, e tudo bem”, acrescentou Navarro.
Na semana passada, Trump anunciou as maiores tarifas sobre países estrangeiros em quase um século, incluindo uma taxa base de 10% sobre praticamente todos os países, que entrou em vigor à 0h01 de sábado, e taxas mais altas e personalizadas, que entrarão em vigor após a meia-noite de quarta-feira.
Musk evitou criticar Trump diretamente, mas sua insatisfação com as tarifas tem sido evidente. Na segunda-feira, ele republicou um vídeo da famosa discussão do economista libertário Milton Friedman sobre a fabricação de um lápis. O magnata nascido na África do Sul também expressou publicamente a esperança de que o resultado final da mudança protecionista de Trump seja um acordo de tarifa zero entre os EUA e a Europa.
“No final das contas, espero que seja acordado que tanto a Europa quanto os Estados Unidos devem idealmente, na minha opinião, avançar para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de livre comércio entre a Europa e a América do Norte”, disse Musk durante um bate-papo em vídeo com o partido Liga, de direita, co-governante da Itália, no fim de semana. “Se as pessoas desejam trabalhar na Europa ou na América do Norte, elas devem ser autorizadas a fazê-lo, na minha opinião”, disse Musk ao líder da Liga, Matteo Salvini, acrescentando que isso “certamente tem sido meu conselho ao presidente”.
Em novembro passado, pouco antes da vitória eleitoral de Trump, Musk havia expressado publicamente profunda preocupação com o uso de tarifas para proteger a indústria dos EUA. “Acho que você precisa ter cuidado com as tarifas”, disse Musk ao titã do podcast Joe Rogan na época. “Lido muito com questões de cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos automotiva global para a Tesla é incrivelmente complexa. Então, quando há mudanças repentinas nas tarifas… isso bagunça tudo.” “Você quer que as tarifas sejam previsíveis para que as empresas possam ajustar sua cadeia de suprimentos”, acrescentou. “Acho que as empresas estão mais do que felizes em aumentar a fabricação na América, só que você não pode fazer isso instantaneamente.”
Musk tem desfrutado de profunda influência na segunda administração Trump, guiando a cruzada de corte de custos do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Questionada sobre a crescente disputa entre Musk e Navarro, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, minimizou a situação. “Seja o que for. Somos a administração mais transparente da história, expressando nossos desentendimentos em público”, disse ela a um repórter da CNBC.
Com a forte queda do mercado devido às tarifas, o patrimônio líquido pessoal de Musk também caiu quase US$ 50 bilhões nas últimas duas semanas, de acordo com dados do Índice de Bilionários da Bloomberg.
Musk chama principal assessor comercial de Trump de “idiota”
