Durante participação na 11ª edição da Brazil Conference, realizada neste sábado (12) na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o ex-presidente Michel Temer (MDB) aconselhou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), a “exercer o papel que a Constituição lhe entrega”. Temer elogiou a atuação do parlamentar e atribuiu a atual instabilidade no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a “divergências internas”.
Apesar de jovem, disse Temer, Motta tem potencial para desempenhar uma gestão destacada, assim como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil). “Tenho absoluta convicção, conhecendo, como os conheço, que eles vão cumprir rigorosamente os termos constitucionais e vão contribuir para a democracia plena no país”, afirmou o emedebista.
Harmonia e papel da oposição
Em sua fala, o ex-presidente reforçou a importância da harmonia entre os três Poderes e elogiou o Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo ele, “fez um esforço extraordinário para manter em pé inteira a democracia brasileira”.
Temer também comentou sobre a oposição ao governo, argumentando que sua função é fiscalizar e impedir o autoritarismo. “Se eu disputar a eleição e perder, eu devo destruir aqueles que ganharam a eleição? É uma incivilidade política. É contra os interesses do povo”, declarou, em crítica indireta à polarização que marca o cenário político atual.
O painel que contou com a presença de Temer foi o primeiro da conferência, organizada por estudantes brasileiros em Harvard, que reúne líderes políticos, empresários, acadêmicos e representantes da sociedade civil para discutir os rumos do Brasil.
Temer elogia Hugo Motta e critica instabilidade no governo Lula
