Nesta quarta-feira (16), Lula (PT) participou da celebração do Dia do Exército no quartel-general da força, em Brasília (DF). No evento, ele cumprimentou o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O momento em que o petista apertou a mão de Mourão, que foi vice-presidente do governo de Jair Bolsonaro (PL), foi registrado pelo Metrópoles.
O evento desta quarta-feira também celebrou os 80 anos da vitória dos militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, na Segunda Guerra Mundial.
O Dia do Exército homenageia a vitória na Batalha dos Guararapes, um confronto entre portugueses e brasileiros contra holandeses.
Autoridades e instituições civis e militares foram condecoradas, no evento desta quarta-feira, com a Ordem do Mérito Militar, a Medalha Exército Brasileiro e a Medalha Tributo à FEB. Esta última é concedida àqueles que colaboraram para a preservação e difusão da memória histórica da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Cerca de 25 mil soldados brasileiros lutaram na Europa na ocasião.