O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ter sido submetido a uma cirurgia no último domingo (13/4) para tratar uma obstrução intestinal. De acordo com o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (17), Bolsonaro apresenta “boa evolução clínica” e segue em processo de recuperação.
Segundo o hospital, o ex-presidente “apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”.
Nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou uma mensagem sobre seu estado de saúde e agradeceu o apoio que tem recebido. “Os exames laboratoriais indicam melhora, o que me traz mais alento e esperança a cada dia. Pois com a evolução pós cirurgia, a cada dia passado com evolução esperada, maiores são as chances de menores complicações”, escreveu o ex-presidente.
“Reforço que todas as medidas estão sendo tomadas com muito cuidado, sempre visando minha saúde e a tranquilidade da minha família e daqueles que torcem por mim”, completou.
De acordo com a equipe médica, Bolsonaro não apresenta dor, sangramentos ou outras intercorrências. Ele continua com a rotina de fisioterapia e permanece em jejum, com alimentação feita por via intravenosa.
A cirurgia, que durou cerca de 12 horas, teve como objetivo remover aderências intestinais — conhecidas como bridas — e reconstruir parte da parede abdominal. Essas alterações são comuns em pacientes que já passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor e obstruções, como no caso do ex-presidente.
Novo boletim atualiza estado de Bolsonaro nesta quinta-feira
