O ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Brasília, nesta segunda-feira (21), após passar por uma cirurgia abdominal no último domingo (13). De acordo com boletim médico, o quadro clínico evolui de forma positiva: Bolsonaro está sem febre, com pressão arterial controlada, e já teve o dreno do abdômen retirado.
Segundo os médicos, a incisão cirúrgica apresenta “excelente aspecto”, e o ex-presidente segue se alimentando exclusivamente por via intravenosa. Ele foi submetido a uma laparotomia exploradora que durou mais de 11 horas, considerada a intervenção mais invasiva desde que foi esfaqueado em 2018, durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Esta foi a sétima cirurgia relacionada ao atentado.
Apesar da boa resposta ao procedimento, os médicos explicam que o pós-operatório exige cuidados intensivos. O cardiologista Leandro Echenique explicou que uma cirurgia desse porte pode aumentar a inflamação no corpo e gerar riscos de infecção, sendo necessário um monitoramento constante na UTI.
Na última semana, Bolsonaro comentou nas redes sociais que está confiante na recuperação e agradeceu a Deus, aos brasileiros pelas orações e aos familiares. “Tenho certeza de que, sem todos esses pilares, eu não teria a chance de me sentir como me sinto agora: com disposição e enorme vontade de voltar a andar e trabalhar”, escreveu.
Veja a íntegra do último boletim médico de Bolsonaro:
“Brasília, 21 de abril de 2025
O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Segue com boa evolução clínica, sem febre e pressão arterial controlada. Foram retirados os drenos do abdômen e realizada a troca do curativo da incisão cirúrgica, que se encontra em excelente aspecto. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue intensificando a fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior – Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star
Dr. Brasil Caiado – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star”