A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (29/4), um convite para o ministro da Previdência, Carlos Lupi, ir ao colegiado explicar o escândalo que envolve fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com descontos indevidos de aposentados.
O INSS é subordinado à pasta coordenada por Lupi. Segundo apurou o Metrópoles, o ministro já acertou com os senadores que vai comparecer na comissão em 7 de maio, quarta-feira da próxima semana.
O esquema no INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023, que levaram à instauração de inquérito pela PF para investigar as cobranças feitas por entidades registradas em nome de laranjas.
Nesta terça (29/4), havia uma previsão de que o ministro comparecesse a comissão de Fiscalização e Controle do Senado, porém o requerimento tinha perdido validade, já que se tratava da greve dos peritos do INSS, que já encerrou. Então, ficou acordado que um novo requerimento seria aprovado, e Lupi viria na próxima semana.
O parlamentar presta esclarecimentos nesta terça na comissão da Previdência da Câmara dos Deputados.
*Informação Metrópoles