Hugo Motta oficializa suspensão do mandato de Gilvan da Federal

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializou na noite de terça-feira (7/5) a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por três meses.


“Considera-se o deputado Gilvan da Federal suspenso cautelarmente do exercício do mandato por três meses, nos termos da decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar”, afirma o despacho de Motta.

No mesmo dia, o Conselho de Ética havia aprovado, por 15 votos a 4, a suspensão do parlamentar depois dele proferir ofensas contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A decisão do conselho já tinha efeito imediato. O parlamentar já aparece como fora do exercício no sistema da Câmara.

A representação contra Gilvan foi feita de forma inédita pela Mesa Diretora da Câmara, que alegou quebra de decoro parlamentar. A mesa solicitou a suspensão cautelar do mandato por seis meses, mas o relator, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), que inicialmente tinha seguido a Mesa, recuou e protocolou um novo parecer com o voto por suspensão de três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x