O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia promover uma reforma ministerial que pode resultar na entrada do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) no primeiro escalão do governo. Segundo o blog da Andréia Sadi, Boulos é um dos nomes cogitados para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, atualmente ocupada por Márcio Macedo.
Caso a mudança se concretize, Macedo poderia ser deslocado para a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em uma tentativa de reorganizar áreas estratégicas da administração federal.
A possível nomeação de Boulos ganha relevância diante da aproximação das eleições municipais de 2026. Ainda de acordo com a jornalista, internamente, integrantes do governo avaliam que sua atuação à frente da Secretaria-Geral poderia fortalecer o diálogo com movimentos sociais — setor no qual o deputado tem forte influência e experiência. Também pesa a favor de Boulos sua capacidade de articulação nas redes sociais, apontada como um trunfo diante das dificuldades do governo Lula na comunicação digital.
Ainda conforme o blog, apesar do apoio da primeira-dama Janja Silva, há avaliações dentro do PT de que Márcio Macedo não conseguiu imprimir a força política esperada na pasta. A eventual troca é vista como um movimento estratégico para reforçar a base e a imagem do governo.