Lula e Janja vão ao funeral do ex-guerrilheiro Pepe Mujica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quinta-feira (15), do velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, em Montevidéu. O petista estava em viagem oficial à China, chegou a Brasília nesta madrugada e, ainda nesta manhã, embarcou para a capital uruguaia.

O chefe do Executivo recebeu a notícia da morte de Mujica ainda na China e, em nota, exaltou o amigo.


– Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego – escreveu.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), então, decretou luto oficial de três dias.

Pepe Mujica, ex-guerrilheiro e figura proeminente da esquerda latino-americana, morreu na terça-feira (13), aos 89 anos de idade. Ele tinha um diagnóstico de câncer de esôfago. O velório começou na quarta-feira (14), no Palácio Legislativo.

Em pronunciamento à imprensa após o velório, Lula disse:

– O que é gratificante para nós seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai. Mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere e conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram. Isso é uma dádiva de deus que só é concedida a seres humanos superiores. E Pepe Mujica é uma pessoa superior – assinalou.

O último encontro de Lula com Mujica ocorreu no fim do ano passado, na chácara onde vivia o ex-presidente, nos arredores de Montevidéu. Na ocasião, Lula condecorou Mujica com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.

O presidente retorna a Brasília ainda nesta quinta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *