Líder da oposição quer convocar Haddad para explicar aumento do IOF

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), apresentou requerimento para convocar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O parlamentar, no pedido protocolado nesta sexta-feira (23/5), pede que o ministro dê explicações à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.


Zucco quer que Haddad explique decisão de aumentar Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários, o IOF. “Diante dos possíveis impactos irreversíveis à economia, a aprovação deste requerimento é medida necessária para preservação do interesse público”, justifica o líder da oposição.

Nessa quinta-feira (23/5), o governo federal publicou decreto em que aumentou o IOF. Com a alteração, o governo estimava arrecadar R$ 20,5 bilhões em 2025, com o aumento das alíquotas, e R$ 41 bilhões em 2026.

Horas depois, o governo recuou. O Ministério da Fazenda, por meio do X, detalhou duas alterações e explicou que as últimas medidas foram resultado de “diálogo” e “avaliação técnica”.

“O Ministério da Fazenda informa que, após diálogo e avaliação técnica, será restaurada a redação do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior”, diz trecho da publicação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x