O presidente francês, Emmanuel Macron, chegou na noite de domingo a Hanói para fortalecer a influência da França em sua antiga colônia, o Vietnã. Contudo, antes mesmo de desembarcar do avião presidencial, um vídeo chamou atenção nas redes sociais: parecia que Macron havia sido agredido no rosto por sua esposa, Brigitte Macron.
As imagens mostram o momento em que a porta do avião se abre e Macron está parado do lado de fora. De repente, os braços de Brigitte surgem pela porta aberta, e ela coloca as duas mãos no rosto do presidente, virando sua cabeça. Macron fica visivelmente surpreso, mas se recupera rápido e cumprimenta autoridades vietnamitas que aguardavam na pista. A seguir, ele se mantém por alguns segundos oculto pela fuselagem, o que impossibilita ver sua expressão facial.
Curiosamente, ao descer as escadas, Brigitte evita segurar o braço oferecido por Macron. O vídeo viralizou rapidamente, principalmente em contas que costumam ser críticas ao líder francês.
A equipe do presidente inicialmente questionou a veracidade das imagens, mas depois confirmou sua autenticidade. Um colaborador próximo descreveu a cena como uma “brincadeira inofensiva de casal”. Outro membro do entorno de Macron minimizou o incidente, afirmando que foi um momento de descontração antes do início da viagem.
“É um momento de união. Não havia necessidade de alimentar teorias conspiratórias”, disse uma fonte, atribuindo os comentários negativos a contas pró russas nas redes sociais.
Visita estratégica ao Vietnã
Esta é a primeira viagem de Macron ao Vietnã desde que assumiu a presidência, em 2017, e marca o início de uma turnê de quase uma semana pelo Sudeste Asiático, que inclui também Indonésia e Singapura.
Durante a visita a Hanói, Macron defendeu uma cooperação mais estreita entre França e Vietnã em meio a um cenário global cada vez mais instável. Ele ressaltou a importância de um “ordem baseada no direito” em um momento de desequilíbrio global e retomada de discursos de poder e intimidação.
A visita ocorre num contexto de tensões comerciais, com os Estados Unidos ameaçando impor pesadas tarifas aos produtos europeus. Em abril, as importações vietnamitas pelos EUA sofreram tarifas de 46%, entre as mais altas aplicadas a qualquer país.
França e Vietnã mantêm uma parceria estratégica abrangente, o mais alto nível diplomático que o Vietnã tem também com países como Rússia, China e Estados Unidos.
Vídeo: Macron é flagrado sendo agredido pela esposa
