VÍDEO: Polícia fecha fábrica de salgados imunda infestada de baratas e pombos no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro estourou na madrugada desta quarta-feira (4) uma central de distribuição de salgados insalubre no bairro do Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro. Na operação, oito estrangeiros foram detidos.

O ambiente onde eram preparados os salgados estava imundo, com baratas circulando no meio de utensílios e bancadas. Panelões descascados guardavam óleo de fritura visivelmente reutilizado e escurecido.

Nas bancadas, restos de massa e alimentos espalhados ao lado de bandejas queimadas e engorduradas dividiam espaço com equipamentos tomados por resíduos de farinha e paredes encardidas e mofadas. Em outro ponto, os produtos eram armazenados diretamente no chão, sem refrigeração, dentro de caixas de isopor podres ou sacolas reutilizadas. Em uma área de circulação, pombos andavam perto de pilhas desses isopores.

O cenário de insalubridade ainda incluía falta de ventilação adequada, pisos e paredes com manchas antigas de gordura, além de utensílios em péssimo estado de conservação, como formas enferrujadas e superfícies contaminadas por resíduos antigos de alimento. A cozinha também tinha fiações elétricas improvisadas e perigosas próximas às fritadeiras.

Em uma ação já pela manhã, 4 banquinhas foram apreendidas apenas na Tijuca, indicando o alcance da distribuição.

Segundo as investigações da Delegacia do Consumidor e da 32ª DP (Taquara), “não havia qualquer controle sanitário na casa”. Mesmo assim, “dezenas de esfirras e quibes, entre outros itens, eram preparados, embalados e distribuídos para barraquinhas de ‘comida síria’ em esquinas da Tijuca, Centro, Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca”, regiões movimentadas da cidade.

Os estrangeiros alegaram ser refugiados sírios. Eles foram levados para prestar esclarecimentos na delegacia, e seus passaportes foram retidos. A Polícia Civil continua as investigações para determinar a extensão do esquema e identificar outros envolvidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *