Comitiva brasileira chega à Jordânia em meio a conflito

Uma comitiva brasileira composta de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais chegou à Jordânia na manhã desta segunda-feira, 16. O grupo estava em Israel desde o começo do conflito com o Irã e enfrentava dificuldades para deixar o país.


Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os gestores estavam impedidos de sair do território israelense desde o fim da semana passada. A entidade informou que, por motivos de segurança, não divulgou previamente detalhes sobre o trajeto nem o número de integrantes.

A comitiva participava de uma feira de tecnologia em Israel. A previsão inicial era retornar ao Brasil na sexta-feira, 13.

Grupo chegou à Jordânia de ônibus e seguirá para o Brasil

O tesoureiro da CNM, Nélio Aguiar, que integra a comitiva, repassou a atualização por volta das 9h56 (horário de Brasília). Ele informou que o grupo cruzou a fronteira em um ônibus e agora se dirige a outro ponto, de onde embarcará de avião de volta ao Brasil.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Aguiar celebrou a saída segura do grupo de Israel. “Conseguimos deixar Israel em segurança”, afirmou o ex-prefeito de Santarém (PA), que estava abrigado em um bunker em Tel-Aviv. “Glória a Deus.”


O grupo de gestores municipais cruzou a fronteira em um ônibus
O grupo de gestores municipais cruzou a fronteira em um ônibus | Foto: Captura de tela/ Instagram

A CNM articulou, ao longo do fim de semana, apoio com o governo federal e a Cmbaixada da Jordânia para viabilizar a saída dos brasileiros. A entidade mantém contato com os participantes por meio de Aguiar e afirmou que segue prestando suporte.

Gestores confirmados na comitiva

  • Francisco Nélio Aguiar – tesoureiro da CNM
  • Álvaro Damião – prefeito de Belo Horizonte (MG)
  • Márcio Lobato – secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
  • Davi de Matos – chefe executivo do Civitas (RJ)
  • Welberth Porto – prefeito de Macaé (RJ)
  • Claudia da Silva – vice-prefeita de Goiânia (GO)
  • Cícero de Lucena – prefeito de João Pessoa (PB)
  • Janete Aparecida – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
  • Gilson Chagas – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
  • Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
  • Francisco Vagner – secretário de Planejamento de Natal (RN)
  • Flávio Guimarães – vereador do Rio de Janeiro (RJ)

O secretário de Segurança de Porto Alegre, que também estava em Israel, optou por permanecer no país. Ainda não há informações sobre outros gestores que podem ter ficado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *