O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) convocou uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, para a próxima quinta-feira, 10. O objetivo do evento é apoiar a taxação dos super-ricos. A pauta é defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A iniciativa busca intensificar o debate do “nós contra eles”, que posiciona a esquerda como “defensora dos pobres” e o Congresso como “protetor dos ricos”.
Boulos se junta a Lula nas discussões sobre a taxação
Lula tem anunciado medidas populistas. O objetivo é fortalecer-se para as eleições de 2026. Uma das estratégias é promover a discussão sobre a distribuição da carga tributária no Brasil. O presidente tem contado com apoio de influenciadores de esquerda para divulgar conteúdos que sustentem esse tipo de projeto.
A iniciativa ganhou força depois de o Congresso Nacional derrubar o decreto que tratava do Imposto sobre Operações Financeiras. O Partido dos Trabalhadores (PT) também se engajou na pauta.
A legenda publicou no Instagram um vídeo feito por inteligência artificial (IA). A publicação defende a taxação dos mais ricos no Brasil.
Nesta quarta-feira, 2, Lula apareceu em Salvador exibindo um cartaz da campanha durante o evento de independência da Bahia. “Mais justiça tributária e menos desigualdade”, afirmou o petista. “É sobre isso.”
No mesmo período, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que a correção da desigualdade deve ocorrer simultaneamente ao ajuste fiscal. Ele declarou que as propostas para as contas públicas afetam principalmente “o andar de cima” da sociedade.