A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em postagem nesta sexta-feira (4/7). Tendo em vista o contexto da crise gerada pelo decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), ela indicou que o governo não tem qualquer problema em conversar com o Congresso e com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu tanto os decretos do governo federal que aumentaram o IOF quanto a decisão do Congresso Nacional que havia derrubado o reajuste do tributo. O magistrado ressaltou ainda que o objetivo de realizar audiência de conciliação é garantir a harmonia entre Executivo e Legislativo. A reunião está marcada para 15 de julho.
“Vamos aguardar que a audiência marcada pelo ministro Alexandre de Moraes resulte em uma solução negociada sobre o decreto do IOF. O governo do presidente Lula não tem nenhum problema em conversar com o Congresso e com o STF, sempre buscou o diálogo nesta e em outras questões”, defendeu Hoffmann.