Donald Trump reage à criação de partido por Elon Musk

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente o bilionário Elon Musk após o anúncio da criação do “America Party”, novo partido político idealizado pelo dono da Tesla e da SpaceX. Em conversa com repórteres nesta segunda-feira (7), antes de embarcar no avião presidencial em Nova Jersey, Trump classificou a iniciativa como absurda.


“Acho que é ridículo criar um terceiro partido. Temos um sucesso tremendo com o Partido Republicano. Os democratas perderam o rumo, mas sempre foi um sistema bipartidário, e acho que criar um terceiro partido só aumenta a confusão”, afirmou Trump. “Parece que ele realmente foi desenvolvido para dois partidos. Terceiros partidos nunca funcionaram, então ele pode se divertir com isso, mas acho que é ridículo”, acrescentou.

A troca de farpas não parou por aí. Pouco depois, Trump usou a plataforma Truth Social para alfinetar Musk: “Estou triste por ver Elon Musk sair completamente ‘dos trilhos’”.

O embate entre os dois ocorre após a aprovação da chamada “lei grande e bonita” (“The big, beautiful bill”), projeto de Trump que prevê cortes de impostos e aumento de gastos, o que, segundo Musk, pode levar os EUA à falência. “Qual foi o objetivo do @DOGE se ele vai apenas aumentar a dívida em US$ 5 trilhões?”, escreveu Musk no X (antigo Twitter), referindo-se ao Departamento de Redução do Governo, que chefiou brevemente.

O empresário, que já investiu milhões na campanha de reeleição de Trump, prometeu que seu novo partido tentará tirar do Congresso parlamentares republicanos que apoiaram a medida.


Segundo o presidente americano, a irritação de Musk teria outra motivação: a retirada de créditos de energia verde para veículos elétricos da Tesla, incluída na nova lei. Em resposta às críticas, Trump ameaçou cortar bilhões de dólares em contratos e subsídios governamentais destinados à Tesla e à SpaceX.

Trump também se posicionou contra a nomeação de Jared Isaacman, aliado próximo de Musk, para a chefia da Nasa. “Também achei inapropriado que um amigo muito próximo de Elon, que estava no ramo espacial, dirigisse a Nasa, quando a Nasa é uma parte tão importante da vida corporativa de Elon”, escreveu Trump no Truth Social. “Minha tarefa número um é proteger a população norte-americana!”

Em maio, a Casa Branca retirou a indicação de Isaacman ao comando da Nasa antes mesmo da votação de confirmação no Senado, sem dar explicações. Trump confirmou que desaprovava o apoio anterior do bilionário a políticos democratas. Até o momento, não há um novo nome indicado para o cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *