O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repercutiu nesta segunda-feira (7) a mensagem pública de apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o defendeu de processos judiciais em andamento no Brasil e classificou a situação do aliado como parte de uma “caça às bruxas”. Bolsonaro, que enfrenta ações no Judiciário brasileiro, afirmou ter recebido com entusiasmo a manifestação do líder norte-americano.
– Recebi com muita alegria a nota do presidente Donald Trump. Convivi por dois anos com o Pres. Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos – escreveu.
Também na publicação, o ex-presidente brasileiro se referiu ao processo que enfrenta como uma forma de “lawfare” – expressão que indica o uso do aparato jurídico como instrumento de perseguição.
– Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso – declarou.
Bolsonaro ainda traçou paralelos entre sua situação e os desafios enfrentados por Trump nos Estados Unidos, onde o republicano foi alvo de uma série de processos judiciais após o fim de seu primeiro mandato presidencial.
– Agradeço ao ilustre Presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos – escreveu.
Por fim, o ex-presidente brasileiro exaltou a trajetória de Trump, descrevendo-o como exemplo de “fé e resiliência”.
– Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência – finalizou.

PUBLICAÇÃO DE TRUMP
Mais cedo nesta segunda, Trump defendeu, em publicação na rede social Truth Social, o ex-presidente Jair Bolsonaro do que chamou de “caça às bruxas”, sem citar nominalmente quem estaria por trás da suposta perseguição.
– Eu tenho observado, assim como o mundo, como eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano – escreveu em publicação na rede social Truth Social, em que denunciou uma “coisa terrível no tratamento” de Bolsonaro.
O republicano elogiou o líder conservador brasileiro como um “líder forte” e um “negociador muito duro” nas questões de comércio internacional.
– Ele não é culpado de nada, além de lutar pelo seu povo – escreveu.
Trump disse ainda que as eleições de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi muito apertada e acrescentou que Bolsonaro lidera pesquisas eleitorais.
O líder da Casa Branca evocou paralelos com os julgamentos que ele próprio enfrentou na Justiça americana e sugeriu que o brasileiro é alvo de um “ataque a um oponente político”.
– O único julgamento que deveria acontecer é um julgamento pelos eleitores do Brasil – chama-se eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ! – concluiu.
