Governo Lula toma decisão importante sobre futuro do CNU; saiba tudo

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o governo federal está buscando estabelecer o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) como uma política pública permanente. Segundo a ministra, o objetivo é seguir uma lógica parecida com a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A gente está trabalhando com essa lógica que se torne, de fato, uma política permanente. Mas, obviamente, depende. A gente não terá em 2026. A gente fez em 2025 justamente porque 2026 é um ano eleitoral e tem muito mais restrições nessa área de concurso”, disse a ministra durante o programa Bom Dia, Ministro.


Ainda segundo ela, o governo vem conversando para atrair a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para firmar uma parceria: “A decisão nossa foi justamente, nessa edição do CPNU 2, chamar a Enap para estar mais próxima na execução do concurso”.

Segundo a ministra, a organização do ministério pretende organizar o concurso para que ele ocorra periodicamente, ocorrendo a cada dois anos. “A gente espera que, a partir de 2027, ele volte e tenhamos novas edições. A ideia de ser bianual seria uma ideia bem razoável, de dois em dois anos”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *