Bolsonaro alfineta Lula depois de tarifa dos EUA

O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou uma indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comentar a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos. Por meio de suas redes sociais, ele citou um versículo do Livro de Provérbios, associando o sofrimento do povo à presença de governantes perversos.


“Quando os justos governam, o povo se alegra”, publicou Bolsonaro nesta quarta-feira, 9. “Mas quando os perversos estão no poder, o povo geme.”

O presidente Donald Trump voltou a defender Jair Bolsonaro ao justificar a sanção econômica contra o Brasil. Segundo o republicano, além do desequilíbrio comercial, a forma como o Supremo Tribunal Federal trata o ex-presidente pesou na decisão.

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, escreveu Trump. “Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente.”

O líder norte-americano já havia dito que Bolsonaro “não é culpado de nada” e que deveria ser julgado pelos eleitores, não por tribunais. O gesto diplomático gerou nova onda de reações no Brasil e intensificou a crise com o Palácio do Planalto.


Governo Lula rebate Trump e fala em superávit

Em resposta às falas do republicano, o governo Lula contestou os dados sobre a relação comercial entre os dois países. Segundo o Planalto, Washington D.C. acumulou um superávit de US$ 410 bilhões no comércio de bens e serviços com o Brasil ao longo dos últimos 15 anos.

Apesar disso, Trump anunciou na quarta-feira a tarifa de 50%, que entrará em vigor em 1º de agosto. Em contrapartida, Lula afirmou que aplicará a Lei da Reciprocidade Econômica e prometeu medidas equivalentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *