O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (10/7), que o governo brasileiro vai criar um comitê de emergência para estudar uma resposta às novas tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração do petista acontece após Donald Trump informar, por meio de uma carta endereçada ao petista, que irá taxar em 50% todos os produtos brasileiros vendidos ao mercado norte-americano.
“Vamos criar um comitê, e os empresários vão participar, que a gente vai acompanhar dia a dia para repensar a política comercial com os Estados Unidos”, indicou Lula em entrevista à Rede Record.
O comitê, que ainda está em fase de construção, contará com os ministérios do Comércio, Fazenda, Relações Exteriores, Relações Institucionais e Casa Civil. A previsão é de que o vice-presidente Geraldo Alckmin coordene os trabalhos do grupamento.
O chefe do Palácio do Planalto ressaltou ainda que o Brasil adotará a Lei da Reciprocidade Econômica, taxando em 50% os bens norte-americanos vendidos para o Brasil.
“Temos vários caminhos. Podemos recorrer à OMC [Organização Mundial do Comércio], propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso. Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele”, disse o chefe do Palácio do Planalto.