No comando do ministério responsável pela articulação política do governo, Gleisi Hoffmann tem atuado para evitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vete o projeto de lei que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais a partir de 2027, aprovado pelo Congresso no último dia 25 de junho. As informações são da coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles.
De acordo com a publicação, Gleisi é a única representante do governo Lula que defende que o petista não vete o projeto. A avaliação é de que o veto pode piorar ainda mais a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.
Por outro lado, outros ministros, como Sidônio Palmeira (Secom) e Rui Costa (Casa Civil), tentam convencer Lula a vetar a proposta, como uma resposta à Câmara pela derrubada do decreto do IOF.
Membros do governo também demonstram preocupação com uma eventual sanção ou até omissão de Lula. O entendimento é de que outra reação do petista que não seja o veto pode ser mal interpretada pela opinião pública, contrária ao aumento do número de deputados.
Lula tem até esta quarta-feira (16)para decidir se sanciona ou veta o aumento do número de deputados. Segundo assessores, o presidente pretende vetar a proposta. No entanto, uma decisão só será tomada depois de uma reunião do chefe do Palácio do Planalto com seus principais ministros na tarde desta quarta.
Uma alternativa defendida por alguns ministros é a de que Lula não vete nem sancione a proposta e deixar para o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil), promulgar o projeto.