Nesta quarta-feira (16), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os cálculos dos efeitos das tarifas determinadas pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, sobre os produtos brasileiros. A entidade afirma que o Brasil e a China devem sofrer com perda de cerca de 0,16% no Produto Interno Bruto (PIB), enquanto os EUA devem perder cerca de 0,37% no PIB.
Trump decidiu tarifar os produtos brasileiros em 50% motivado pelo Brasil ir de encontro à liberdade de expressão, aproximação com os BRICS (bloco composto inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e ainda pelo julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Par a CNI, a queda no PIB brasileiro com a medida ficar na casa de R$ 19,2 bilhões. Além disso, segundo a confederação, a redução no comércio global seria de 2,1%, enquanto o efeito na economia global seria uma queda de 0,12%.
Com relação a empregos, a CNI estima uma perda de 110 mil postos de trabalho, sendo 40 mil na agropecuária; 31 mil no comércio; e 26 mil na indústria.