Maioria dos brasileiros não quer Lula e Bolsonaro na disputa Presidencial de 2026, aponta pesquisa

A maioria dos brasileiros acredita que nem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveriam disputar as eleições presidenciais de 2026. É o que revela a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17).


De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados afirmam que Lula não deveria concorrer à reeleição, enquanto 38% defendem sua candidatura. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder. Apesar da rejeição ainda ser majoritária, houve uma queda de oito pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em junho, quando 66% eram contrários a uma nova candidatura do petista. Por outro lado, o apoio à reeleição subiu seis pontos no mesmo período.

Bolsonaro também enfrenta rejeição

A sondagem também perguntou sobre uma possível candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível por decisão da Justiça Eleitoral. Para 62% dos entrevistados, ele não deve disputar a eleição, número que caiu três pontos em comparação ao levantamento anterior. Apenas 26% defendem que Bolsonaro seja candidato, mesmo com sua inelegibilidade — uma oscilação positiva de dois pontos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistados em 120 municípios brasileiros, abrangendo todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *