O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou na noite desta quinta-feira (17) uma carta endereçada ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), na qual expressa apoio ao aliado político e afirma que ele é alvo de “ataques” promovidos por um “sistema injusto”.
Na correspondência, Trump afirma acompanhar com preocupação o que classificou como “tratamento terrível” ao qual Bolsonaro estaria sendo submetido, referindo-se aos processos judiciais e às críticas políticas enfrentadas pelo ex-mandatário. Ele também destacou que Bolsonaro “continua liderando as pesquisas eleitorais” e o descreveu como um “líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”.
A defesa de Bolsonaro ocorre dias após Trump voltar a usar a expressão “caça às bruxas” para se referir ao julgamento do brasileiro — mesma frase que já utilizou ao comentar seus próprios problemas legais nos Estados Unidos. A declaração foi feita na última terça-feira (15), repetindo o que já havia dito anteriormente em outras ocasiões.
O gesto de apoio a Bolsonaro surge em meio à crescente tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, intensificada após Trump anunciar, no dia 9 de julho, uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi formalizada em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde o norte-americano justificou a taxação alegando uma “relação comercial desfavorável” com o Brasil.
A nova tarifa deve entrar em vigor a partir de 1º de agosto e se soma a outras medidas econômicas anunciadas por Trump, como a aplicação de uma sobretaxa de 30% sobre determinados produtos da União Europeia. Ao ser questionado sobre possíveis retaliações europeias, o presidente minimizou os impactos e evitou comentários mais incisivos.
Eis a íntegra da carta publicada por Trump:
“O Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Caro sr. Bolsonaro:
Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto.”