Saiba o que foi apreendido na casa de Bolsonaro durante operação da PF

A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta sexta-feira (18), durante operação de busca e apreensão, um pen drive escondido no banheiro, US$ 14 mil em espécie e R$ 8 mil na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. O celular do ex-mandatário também foi recolhido pelos agentes. A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Petição nº 14129, que investiga crimes como coação no curso do processo, obstrução da Justiça e atentado à soberania nacional.

Além do endereço pessoal de Bolsonaro, mandados também foram cumpridos em locais ligados ao Partido Liberal (PL). Por decisão do STF, o ex-presidente deverá usar tornozeleira eletrônica, está proibido de sair de casa entre 19h e 7h, inclusive aos fins de semana, e não poderá manter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros ou outros investigados no processo. O acesso às redes sociais também está vetado.

O pen drive encontrado na residência foi encaminhado para o laboratório da PF e passará por perícia técnica. Em entrevista à imprensa, Bolsonaro alegou desconhecer o conteúdo: “Nunca abri um pen drive na vida”, declarou.

Entre os documentos apreendidos, estava uma cópia de ação protocolada pela plataforma de vídeos Rumble contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. A empresa alega censura e questiona, nos Estados Unidos, a validade das ordens judiciais brasileiras que determinaram a derrubada de contas na plataforma.

A defesa de Bolsonaro reagiu às medidas com “surpresa e indignação”, classificando as imposições como “severas” e afirmando que o ex-presidente sempre cumpriu todas as decisões judiciais. “A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial”, disse a equipe jurídica em nota.

Já o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também criticou a operação da PF, chamando a ação de “desproporcional” e ressaltando que Bolsonaro sempre se colocou à disposição das autoridades. “Reafirmamos nossa confiança no presidente Jair Bolsonaro, seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a verdade”, afirmou em nota oficial do partido.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *