Casa Branca acompanha ação da PF contra Bolsonaro

A operação da Polícia Federal- PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (18), está sendo acompanhada em tempo real pela Casa Branca. A informação foi confirmada por interlocutores do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à CNN Brasil.

Segundo a reportagem, aliados do ex-presidente que atuam em articulação com o governo de Donald Trump esperam que a ação da PF acelere a adoção de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e até mesmo contra o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Na decisão proferida nesta manhã, Bolsonaro foi proibido de manter contato com seu filho Eduardo.


De acordo com o The Washington Post, Eduardo Bolsonaro tem feito lobby junto ao governo norte-americano para incluir Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky — dispositivo dos EUA que permite punir autoridades estrangeiras envolvidas em violações de direitos humanos ou corrupção. Caso concretizado, o plano pode aumentar a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos.

Nesta semana, na quinta-feira (17), Donald Trump divulgou uma carta em apoio à Bolsonaro, descrevendo-o como alvo de “ataques” por parte de um “sistema injusto”. O ex-presidente dos EUA afirmou ainda que está “observando de perto” o caso.

“Esse julgamento precisa parar imediatamente”, declarou Trump, referindo-se ao processo penal em que Jair Bolsonaro é réu no STF por suposta participação em um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *