O presidente Lula acusou nesta segunda-feira, 28, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de traição ao Brasil por, segundo ele, ter atuado nos Estados Unidos para pressionar o ex-presidente Donald Trump a impor tarifas sobre produtos brasileiros.
Durante discurso a apoiadores, Lula ridicularizou a suposta tentativa de Eduardo Bolsonaro de convencer Trump a retaliar o país como forma de pressionar as autoridades brasileiras a não prenderem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro é alvo de ação no Supremo Tribunal Federal.
“O ‘filho do coisa’, que é deputado federal, de forma sem vergonha, deixou a Câmara dos Deputados e foi para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer a taxação do Brasil para não deixar o pai dele ir preso”, afirmou Lula. “Vocês acham que isso é correto?”, questionou o petista.
O presidente fez referência a Silvério dos Reis, personagem histórico conhecido por ter delatado Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira. “A gente já tinha o tal do Silvério dos Reis, agora temos um cara que está traindo o povo brasileiro”, disse.
Lula ainda prosseguiu. “‘Taxa, Trump; taxa porque estão perseguindo o meu pai, pelo amor de Deus. Taxa!’. O pai dele não merece o sacrifício do povo brasileiro”, afirmou o petista.