Argentina dá primeiro passo para isenção de visto de entrada nos EUA

O governo argentino anunciou nesta segunda-feira (28) que iniciou o processo para que seus cidadãos sejam incluídos no programa de isenção de visto dos Estados Unidos, o Visa Waiver Program (VWP). A medida pode permitir que argentinos viajem aos EUA para turismo ou negócios sem a necessidade de visto tradicional.

O anúncio foi feito após uma reunião oficial entre o presidente Javier Milei e a secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, na Casa Rosada, em Buenos Aires. Segundo comunicado divulgado pela presidência argentina, “a República Argentina iniciou o processo de incorporação no Visa Waiver Program, que, ao terminar com êxito, permitirá que milhões de argentinos possam viajar aos EUA para turismo ou negócios sem necessidade de visto, posicionando a Argentina em um seleto grupo com este privilégio”.

A assinatura da carta de intenções representa um primeiro passo no processo, que depende ainda da análise e aprovação das autoridades de segurança americanas. A Argentina já fez parte do programa, mas foi retirada em 2002. Para ser reintegrado, o país precisará cumprir uma série de requisitos técnicos, incluindo acordos para troca de informações criminais e dados biométricos.

Em declarações divulgadas pelo governo dos EUA, Kristi Noem elogiou o alinhamento entre os dois países: “Sob a liderança do presidente Javier Milei, a Argentina está se tornando uma aliada ainda mais forte dos Estados Unidos — mais comprometida do que nunca com a segurança das fronteiras de ambas as nossas nações”.

Ainda segundo dados do Departamento de Segurança Interna, a Argentina possui atualmente a menor taxa de permanência irregular entre os países latino-americanos. Além disso, o número de argentinos que viajaram para os EUA aumentou em 25% nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024 — o maior crescimento entre os 20 países com mais chegadas internacionais. “É por isso que estamos tomando medidas para permitir que a Argentina retorne ao Programa de Isenção de Visto”, declarou Noem.

O Visa Waiver Program permite que cidadãos de países participantes permaneçam nos EUA por até 90 dias sem visto, mediante preenchimento do ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem), com taxa de US$ 21 (cerca de R$ 117). Hoje, 42 países integram o programa, incluindo a maioria das nações europeias. Na América do Sul, apenas o Chile conta com esse benefício.

A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, e o chanceler Gerardo Werthein também participaram do encontro. Antes da reunião com Milei, Kristi Noem havia assinado um acordo de cooperação em segurança com Bullrich.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *