Mauro Vieira se reúne com Marco Rubio após tarifaço dos EUA contra o Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu na tarde desta quarta-feira (30) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para discutir a nova alíquota de 50% aplicada pelo governo Donald Trump sobre produtos brasileiros. O encontro ocorreu em Washington, no mesmo dia em que foi oficializada a sanção ao ministro do STF Alexandre de Moraes sob a Lei Magnitsky, ampliando as tensões diplomáticas entre os dois países.


Vieira já estava nos Estados Unidos desde o fim de semana, onde cumpria agenda em Nova York, incluindo participação em uma conferência da ONU sobre a situação da Palestina. De acordo com o portal Metrópoles, o chanceler brasileiro havia informado às autoridades norte-americanas que estava disponível para dialogar sobre o aumento das tarifas, conhecido como “tarifaço”, e aguardava abertura para conversas.

A nova tarifa, anunciada por Trump nesta quarta-feira, impõe um acréscimo de 40% sobre produtos brasileiros, somando-se a uma alíquota já existente de 10%, e elevando o imposto total a 50%. No entanto, o governo norte-americano optou por manter quase 700 itens fora da medida, incluindo produtos aeronáuticos civis — de interesse direto da Embraer —, suco e derivados de laranja, minério de ferro, aço e combustíveis.

Esse foi o primeiro encontro presencial entre Mauro Vieira e Marco Rubio desde o início do segundo mandato de Trump, em 20 de janeiro. Apesar de o Planalto não ter feito um pedido formal por uma reunião com o presidente norte-americano, o governo brasileiro esperava que as declarações públicas de Lula, favoráveis ao diálogo, fossem interpretadas como um convite. No entanto, até o momento, não houve resposta direta de Trump nesse sentido.

O decreto presidencial norte-americano que oficializou o tarifaço também deixa claro que qualquer retaliação comercial do Brasil será revidada com novo aumento de tarifas. “Se o governo do Brasil retaliar aumentando as taxas alfandegárias sobre as exportações dos Estados Unidos, aumentarei a taxa de imposto ad valorem estabelecida nesta ordem em um valor correspondente”, afirmou Trump no documento. Ele também indicou que poderá rever a medida caso o Brasil demonstre alinhamento com os EUA.


Inicialmente, a previsão era de que Mauro Vieira retornasse ao Brasil na terça-feira. No entanto, com a confirmação da reunião com Rubio, ele estendeu a viagem até a quarta e só deve desembarcar em Brasília no fim da noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *