O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou nesta segunda-feira (4) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida foi tomada após Moraes entender que Bolsonaro descumpriu ordens judiciais.
Segundo o ministro, houve divulgação de vídeos do ex-presidente nas redes sociais de seus filhos e aliados. Para Moraes, o material estimulava ataques ao STF e sugeria intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro.
Nikolas reagiu à decisão com ironia e protesto:
– Prisão domiciliar decretada de Jair Bolsonaro por Moraes. Motivo: Corrupção? Rachadinha? Desvio de bilhões? Roubou o INSS? Não. Seus filhos postaram conteúdo dele nas redes sociais. Que várzea! – escreveu.
O parlamentar ainda questionou a lógica da decisão.
– Todos os canais de notícias na internet e na televisão também serão responsabilizados por terem mostrado Jair Bolsonaro em seus canais? – indagou na rede social X.
A presença de Bolsonaro em manifestações recentes, como na Avenida Paulista e em Copacabana, também pesou na decisão de Moraes. Segundo o ministro, ele teria produzido “material pré-fabricado” para mobilizar apoiadores e pressionar o STF.
Na decisão, Moraes afirmou que a Justiça “não permitirá que um réu a faça de tola” e impôs prisão domiciliar, tornozeleira eletrônica e o recolhimento dos celulares presentes na casa do ex-presidente.