EUA anunciam tarifa adicional de 25% sobre produtos da Índia

Uma nova tarifa de 25% sobre produtos indianos elevará para 50% o total cobrado dos EUA sobre produtos da Índia, conforme anunciou nesta quarta-feira, 6, o presidente Donald Trump. A medida, que entra em vigor dentro de 21 dias, iguala o porcentual aplicado ao Brasil.


O motivo da decisão foi a importação de petróleo russo pela Índia, situação destacada por Trump em ordem executiva publicada pela Casa Branca. Segundo o presidente, a iniciativa segue a legislação vigente e tem o objetivo de responder ao comércio do parceiro asiático com a Rússia.

“Ao impor uma tarifa de 25%, o presidente Trump pretende dissuadir os países de apoiar a economia da Federação Russa por meio de importações de petróleo e impor sérias consequências econômicas à Federação Russa por suas agressões contínuas”, justificou a Casa Branca.

Comunicado oficial dos EUA sobre as tarifas à Índia

“Constato que o governo da Índia está atualmente importando petróleo da Federação Russa, direta ou indiretamente. Assim sendo, e em conformidade com a legislação aplicável, os artigos provenientes da Índia importados para o território aduaneiro dos Estados Unidos estarão sujeitos a uma alíquota adicional ad valorem de 25%”, afirmou Trump, conforme comunicado oficial da Casa Branca.

O texto também informa que a nova tarifa é “adicional a quaisquer outros direitos, taxas, impostos, cobranças e encargos aplicáveis a tais importações”, salvo se já estiverem isentas ou disciplinadas pela seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962″.


Donald Trump Lula - estados unidos
Donald Trump determinou alta de tarifas a vários países | Foto: Reprodução/Instagram Donald Trump

O secretário de Comércio, em coordenação com o secretário de Estado, o secretário do Tesouro e outros funcionários do alto escalão do governo, “determinará se outros países importam direta ou indiretamente petróleo da Federação Russa e recomendará novas ações ao presidente, conforme necessário”, informa a Casa Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *