O deputado federal Marcel van Hattem (Novo) criticou um pedido do Partido dos Trabalhadores (PT), que cobra a suspensão de seu mandato após a obstrução na Câmara dos Deputados promovida por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A manifestação aconteceu nesta quinta-feira (7/8).
Em nota, o parlamentar chamou de “hipocrisia” a iniciativa do PT. Isso porque, diz Hattem, o partido também já obstruiu os trabalhos do Legislativo sem qualquer punição aos envolvidos.
“Acabei de ver que o PT entrou com uma representação contra mim para a suspensão do meu mandato em virtude do que aconteceu ontem. Já deixei tudo bem explicado nas minhas redes sociais. O PT é muito hipócrita, porque em 2017, quando houve uma situação muito parecida, ninguém falou em punição”, afirmou van Hattem.
Junto de outros deputados, van Hattem participou da ocupação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que durou mais de 30 horas. Em determinado momento, o parlamentar do Novo ocupou a cadeira do presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos), e mostrou resistência em sair do assento.
Os parlamentares da oposição decidiram obstruir os trabalhos da Câmara dos Deputados após a decretação da prisão domiciliar de Bolsonaro pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Eles argumentaram que só desistiriam da ocupação após projetos que podem favorecer o ex-presidente, como o da anistia, fossem pautados pela presidência da casa. Apesar disso, os deputados abandonaram o protesto mesmo sem um acordo sobre a proposta.
Mesmo que a oposição classifique a ação como legítima, o presidente da Câmara, Hugo Motta, revelou que uma possível punição contra parlamentares que participaram da ocupação “está em avaliação”