O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (11) que quer organizar uma reunião entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após seu encontro com o líder russo, que acontecerá nesta sexta-feira (15) no Alasca.
Trump indicou que acredita que as conversas com Putin serão “construtivas” e adiantou que “imediatamente, talvez no avião, talvez ao sair da sala” do encontro, ligará “para os líderes europeus e para Zelensky”.
Em uma coletiva de imprensa nesta segunda na Casa Branca, o presidente americano afirmou que não sabe se estará ou não presente na futura conversa entre os governantes das duas nações em guerra, mas ressaltou que, “em última instância”, vai reunir Putin e Zelensky “em uma mesma sala”.
– Esta é uma guerra que nunca deveria ter ocorrido, mas falarei com Zelensky. A próxima reunião será com Zelensky e Putin, ou com Zelensky, Putin e eu. Estarei lá se precisarem de mim, mas quero agendar uma reunião entre os dois líderes – garantiu.
Trump insistiu que falará com seus aliados europeus e com Zelensky, antes e depois da reunião com Putin, para informá-los sobre o “tipo de acordo” de paz que o chefe do Kremlin busca, ao mesmo tempo em que ressaltou que não se intrometerá no pacto que as duas partes poderiam aprovar.
– Não cabe a mim, cabe a eles decidir o que assinar – destacou.
Segundo Trump, o encontro no Alasca poderia “ser muito bom” para avançar em direção ao fim de um conflito que tem sangrado as duas partes.
– Eu gostaria de ver um cessar-fogo muito, muito rápido. Eu gostaria de vê-lo imediatamente – afirmou o presidente americano.
O republicano acrescentou que lhe pareceu “muito respeitoso” que Putin tenha aceitado cruzar o Estreito de Bering até o estado americano do Alasca, “em vez de a delegação americana ir para seu país ou inclusive para uma terceira nação”.
A reunião da próxima sexta-feira, 15 de agosto, será a primeira entre Putin e um presidente dos EUA desde que a guerra da Ucrânia começou em fevereiro de 2022, embora ainda faltem os detalhes logísticos a serem divulgados.