Presença de deputado do PL em evento com Moraes gera atrito

A presença do deputado estadual Thiago Auricchio (PL-SP) no evento conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), nesta segunda-feira, 11, gerou desconforto entre integrantes do PL. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o caso foi alvo de comentários entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Auricchio, que atua como advogado, participou da abertura da XXIII Semana Jurídica do TCE-SP e compartilhou nas redes sociais uma fotografia do evento. Junto à imagem em que Moraes aparece ao fundo, o deputado publicou uma mensagem para celebrar o Dia do Advogado.

Moraes marcou presença no evento
Moraes marcou presença no evento | Foto: Reprodução/Instagram/@thiagoauricchio_

Em nota à imprensa, Auricchio explicou que sua participação foi apenas institucional. Ele preside uma das comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). “Como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp, mantenho uma relação harmoniosa e respeitosa com o TCE-SP, órgão fundamental para a fiscalização e transparência dos gastos públicos”, disse o parlamentar. “Inclusive, fui autor da sessão solene que homenageou os 100 anos do Tribunal.”

Internamente, a presença do parlamentar foi comparada ao caso do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues, que foi expulso do partido depois de criticar sanções dos Estados Unidos contra Moraes. O episódio reforçou o clima de tensão no PL sobre manifestações públicas envolvendo o ministro do STF.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) também recebeu convite para o evento, mas preferiu não participar. Ele se dedicou à entrega de câmeras para motos da Polícia Militar. No ano passado, Tarcísio compareceu à abertura da Semana Jurídica, mas, diante do aumento das tensões do caso entre Moraes e Bolsonaro, optou pela ausência nesta edição.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *