Vídeo mostra momento do aperto de mãos entre Trump e Putin no Alasca

Veja o momento em que Donald Trump e Vladimir Putin trocam um aperto de mãos no início da reunião no Alasca. O encontro, realizado na base aérea Joint Base Elmendorf-Richardson, contou com cerimônia marcada por caças e tapete vermelho e antecedeu horas de negociações sobre a guerra na Ucrânia. Inicialmente previsto como reunião privada, o encontro passou a incluir autoridades dos dois países, sinalizando cautela da Casa Branca. Para Trump, é a chance de se afirmar como negociador global; para Putin, de reforçar ganhos territoriais e impedir a entrada da Ucrânia na Otan. 


O encontro ocorreu em um palco montado especialmente para o evento, decorado com a inscrição “Alaska 2025”, tapetes vermelhos e caças estacionados ao fundo. Aviões militares B-2 e F-22 — projetados durante a Guerra Fria para enfrentar a Rússia — sobrevoaram o local para marcar a ocasião.

As imagens mostram Trump e Putin se cumprimentando com sorrisos antes de seguirem para uma reunião que, inicialmente prevista para ser a sós, passou a incluir outras autoridades. Do lado americano, participaram o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff. Putin foi acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e pelo assessor Yuri Ushakov.

Segundo a Casa Branca, a mudança no formato indica uma postura mais cautelosa em relação ao encontro de 2018 em Helsinque, quando Trump e Putin conversaram apenas com intérpretes.

O encontro representa para Trump a chance de se projetar como “grande negociador” e potencial pacificador global, enquanto para Putin é a oportunidade de tentar consolidar ganhos territoriais, barrar a entrada da Ucrânia na Otan e reforçar a influência de Moscou sobre o país.


A ausência do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e de líderes europeus chamou atenção e foi vista como um revés para a política ocidental de “nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *