O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta segunda-feira (18/8), que vai telefonar para o presidente russo, Vladimir Putin, após as negociações que realiza na Casa Branca com o ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus.
“Ele está esperando minha ligação quando terminarmos esta reunião”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval.
O republicano destacou que pretende levantar a proposta de uma reunião trilateral entre ele, Putin e Zelensky, como caminho para encerrar a guerra iniciada pela Rússia em 2023.
“Podemos ou não ter uma reunião trilateral. Se não tivermos esse encontro, a luta continua. Se tivermos, temos uma boa chance. Acho que, se tivermos esse encontro, há uma boa chance de talvez acabar com isso”, afirmou o líder dos EUA.
Após a reunião na última sexta-feira (15/8) com o líder do Kremlin, Vladimir Putin, Trump teve a mesma atitude ao falar que ligaria para o líder ucraniano.