O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (21), durante evento do Ministério da Saúde em Sorocaba (SP), que o presidente Donald Trump não deve interferir nos assuntos brasileiros.
“É preciso que a gente saiba mais do que fazer ponte ou viaduto. É preciso que a gente saiba fazer aquilo que o povo necessita, carinho, aconchego, tratá-lo com amor. Essa é a diferença entre governar e cuidar, porque a palavra correta não é governar, é cuidar. Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui, porque, aqui, cuidamos nós”, declarou Lula.
O pronunciamento ocorre após os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos sofrerem tarifa de 50%, aplicada pelo governo Trump desde o último dia 6. A gestão norte-americana justificou a medida alegando que o Brasil adota políticas “incomuns” e “extraordinárias” que prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e economia do país.
Para Lula, soberania vai além da proteção territorial: “Soberania não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta. É cuidar do povo, isso sim é a soberania de um país. É por isso que nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém”.
Na semana passada, o presidente respondeu às críticas de Trump de que o Brasil seria um “mau parceiro comercial”:
“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, o Brasil só não vai andar de joelho para o governo americano”, disse Lula.
“Vocês estão vendo na televisão a quantidade de mentira falada contra o Brasil pelo governo americano. Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil, e nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil, ele só tem lucro”, acrescentou.
Durante o evento em Sorocaba, o petista também entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), que vão beneficiar 400 municípios e fazem parte dos investimentos do Novo PAC Saúde, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Lula diz que Trump “não deve dar palpite” no Brasil
