Lula reconduz Gonet ao cargo de procurador-geral da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (27) a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. Gonet, que ocupa o posto desde o fim de 2023, terá agora um novo mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal.

A indicação para o comando da PGR é prerrogativa do presidente da República, cabendo ao Senado Federal sabatinar o indicado e, posteriormente, aprovar ou rejeitar a nomeação. A sabatina acontece na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, enquanto a votação final é secreta no plenário do Senado. Para ser reconduzido, Gonet precisa de pelo menos 41 votos favoráveis.

A recondução ocorre a menos de uma semana do início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, processo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é o principal réu.

Gonet esteve no Planalto nesta quarta-feira, onde se reuniu com Lula, momento em que a recondução foi selada. O procurador-geral agora deve passar por uma nova sabatina no Senado.

Em fevereiro deste ano, Gonet denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por envolvimento em um plano para dar um golpe de Estado após as eleições de 2022, vencidas por Lula. Em julho, nas alegações finais apresentadas ao STF, o procurador-geral defendeu a condenação do ex-presidente e de mais sete réus, alegando que Bolsonaro seria culpado dos cinco crimes atribuídos a ele.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *