O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), comandado por Luiz Marinho, autorizou o afastamento do superintendente regional da pasta no Distrito Federal, Jackson da Silva Ázara, para participar de uma missão técnica em Nápoles, na Itália, entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro de 2025.
A atividade faz parte do programa “Aprendizagem da Verdadeira Pizza Napoletana”, organizado pela Associação da Verdadeira Pizza Napoletana (AVPN), e busca promover intercâmbio em áreas como segurança alimentar, sustentabilidade, inovação social e desenvolvimento comunitário.
A autorização foi publicada em 21 de agosto no Diário Oficial da União, por meio de portaria assinada pelo secretário-executivo da pasta, Francisco Macena da Silva.
O documento registra que a viagem terá “ônus limitado” para a União, o que significa que parte das despesas será paga pelo governo federal. O processo administrativo que autorizou o afastamento está registrado sob o número 19964.206980/2024-78.
Na prática, o governo Lula bancará parte da viagem do servidor para que ele atue como conselheiro do Senac-DF durante o curso, que inclui oficinas sobre a pizza napolitana, patrimônio cultural da Unesco desde 2017.