Nikolas Ferreira anuncia processo contra Lula após fala sobre crime organizado

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta sexta-feira (29) que vai processar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por difamação. A declaração foi feita em publicação no X, após Lula sugerir, em entrevista à Rádio Itatiaia, que o congressista teria atuado em defesa do crime organizado.


Embora não tenha citado Nikolas nominalmente, o presidente disse: “Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs. E agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado”.

A fala ocorreu no contexto da revelação de um megaesquema de infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC ) no setor financeiro, investigado pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal e forças estaduais. Segundo o órgão, a “onda de fake news” sobre uma suposta taxação do Pix — que levou o governo a recuar em medidas de fiscalização — abriu espaço para que a facção criminosa lavasse dinheiro por meio de fintechs.

Nikolas foi um dos principais críticos da instrução normativa que ampliava a fiscalização sobre transações financeiras acima de R$ 5 mil realizadas via Pix. A norma, revogada em janeiro pelo governo após pressão popular, chegou a ser associada à criação de um imposto sobre o sistema de pagamentos instantâneos. Na época, o vídeo publicado pelo deputado contra a medida viralizou nas redes sociais.

Diante da nova ofensiva contra as fintechs, anunciada nesta sexta-feira (29) pelo governo, Lula relacionou a atuação de críticos da norma à defesa indireta de interesses do crime organizado. A declaração levou à reação imediata de Nikolas, que classificou as falas como “uma mentira torpe, criminosa e irresponsável”.


O deputado afirmou ainda que está reunindo provas para acionar judicialmente todos que, segundo ele, o acusaram de forma falsa: “Estou reunindo essa e outras declarações para acionar judicialmente todos que espalharam acusações contra a minha atuação política”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *