Uma idosa com mais de 80 anos moradora da ilha japonesa de Hokkaido sofreu um golpe financeiro de milhares de dólares após se apaixonar por um falso astronauta que alegava precisar de ajuda para comprar oxigênio. O golpista, que mantinha conversas com a vítima desde julho via redes sociais, relatou que sua nave espacial havia sido atacada e que sua sobrevivência estava sob risco devido à falta de suprimentos.
Segundo informações do Daily Mail, a mulher morava sozinha e criou sentimentos pelo falso astronauta à medida que as conversas avançavam. Comovida pela situação descrita pelo golpista, a vítima fez uma transferência bancária de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 36 mil).
Após a transação, a idosa passou a desconfiar de que poderia ter sido vítima de um golpe e acionou as autoridades. O caso foi reportado pela polícia japonesa nesta terça-feira (2) como forma de alertar a população para não cair em “golpes do amor”.
Esse tipo de crime costuma ter como alvo justamente pessoas mais velhas, e o Japão possui uma das populações com maior proporção de idosos do mundo.
Recentemente, uma outra japonesa, de 65 anos, perdeu mais de R$ 200 mil ao transferir o dinheiro para um golpista que alegava ser um astronauta russo em conversas no Instagram. Ele afirmava precisar da quantia para voltar à Terra e se casar com ela.