Eduardo Bolsonaro diz que EUA pode enviar caças ao Brasil no futuro

No mesmo dia em que o STF condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por golpe de Estado, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que, no futuro, os Estados Unidos poderiam enviar “caças F-35 e navios de guerra ao Brasil”.


A declaração foi dada em entrevista à coluna, em reação às falas da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavit, que, ao comentar o julgamento de Bolsonaro, disse que Donald Trump “não tem medo de usar meios militares para proteger a liberdade de expressão”.

Questionado sobre uma eventual intervenção norte-americana, Eduardo declarou: “Acho que nesse momento não. Mas, se o regime brasileiro se consolidar como o da Venezuela, com eleições sem transparência, censura e prisões políticas, pode perfeitamente no futuro ser necessária a vinda de caças e navios de guerra.”

Ele acrescentou que medidas diplomáticas, como sanções, não seriam suficientes caso o Brasil entrasse nesse cenário.

O parlamentar também alertou para as eleições de 2026: “Se nós tivermos eleições à base de censura, por que o maior farol da liberdade teria de reconhecer a democracia brasileira? Não é encarcerando o líder da oposição que você vai fazer uma eleição.”

Ao ser perguntado se apoiaria uma intervenção militar dos EUA no país, Eduardo Bolsonaro respondeu: “Vale a pena pela pauta da liberdade. Você aceitaria ser escravo para evitar uma guerra? Eu prefiro a guerra. É como Churchill dizia: poderia ter escolhido entre a desonra e a guerra. Escolheu a desonra, e a guerra veio.”

O deputado ainda disse que a situação atual já causa sofrimento à população: “As pessoas inocentes já estão sendo violentadas. O Jair Bolsonaro é inocente. A senhora Iraci Nagashi, de 73 anos, é inocente. A Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por escrever com batom numa estátua, também é inocente. Nós já estamos sofrendo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *