Trump anuncia que irá classificar Antifa como “grande organização terrorista”

O Presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira que irá designar a Antifa como uma “GRANDE ORGANIZAÇÃO TERRORISTA” e pressionará por investigações sobre os financiadores do grupo de extrema-esquerda.


A declaração foi feita por meio de sua plataforma, o Truth Social, onde ele escreveu: “Tenho o prazer de informar aos nossos muitos Patriotas dos EUA que estou designando a ANTIFA, UM DESASTRE DOENTIO, PERIGOSO E DA ESQUERDA RADICAL, COMO UMA GRANDE ORGANIZAÇÃO TERRORISTA”.

Trump também acrescentou que “recomendarei fortemente que aqueles que financiam a ANTIFA sejam investigados minuciosamente de acordo com os mais altos padrões e práticas legais”.

A Antifa, abreviação de “antifascista”, é um grupo sem liderança formal conhecida, cujos membros, muitas vezes vestidos de preto, costumam comparecer a protestos para confrontar a polícia e iniciar tumultos violentos.

O anúncio do presidente ocorre em meio a pressões por medidas contra grupos de extrema- esquerda, após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, fundador da Turning Point USA. O autor do crime, Tyler Robinson, de 22 anos, residente em Utah, foi descrito pelas autoridades como “profundamente doutrinado com ideologia de esquerda”.


Nos últimos dias, oficiais da administração Trump sugeriram que a Casa Branca poderia mirar em organizações de esquerda que, segundo eles, incitam violência. No domingo, Trump afirmou que grupos com viés esquerdista seriam investigados após a morte de Kirk e alegou que algumas organizações já estão sendo alvo de apurações.

O presidente responsabilizou a “esquerda radical” pelo assassinato de Kirk, que era aliado próximo de Trump e teve papel importante na campanha presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *