EUA revogam visto de Jorge Messias, advogado-geral da União

O governo dos Estados Unidos revogou nesta segunda-feira (22) o visto de entrada do advogado-geral da União, Jorge Messias, segundo fontes da agência Reuters. A medida faz parte de uma série de restrições aplicadas por Washington a autoridades brasileiras.


Ainda de acordo com a Reuters, o governo de Donald Trump deve revogar o visto de outras cinco autoridades brasileiras, embora os nomes ainda não tenham sido divulgados oficialmente.

A decisão ocorre em meio às sanções recentes contra a esposa e o instituto vinculado à família do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicadas com base na Lei Magnitsky, instrumento usado para punir estrangeiros acusados de violar direitos humanos.

Além de Jorge Messias, outras autoridades já afetadas incluem o próprio ministro Alexandre de Moraes, bem como outros sete ministros do STF — Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes — e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Segundo fontes do governo federal, os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux não tiveram os vistos suspensos.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não se pronunciou sobre a revogação do visto de Jorge Messias.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *